Prepare-se para se apaixonar! Willemstad, Capital de Curaçao, é uma cidade charmosa, colorida e toda organizada. Se você decidir apenas fazer um passeio livre pelas ruas admirando as construções de estilo colonial holandês com toque caribenho já terás, por si só, um excelente roteiro.

E foi exatamente o que fiz! A minha passagem por Curaçao era curta e havia destinado apenas um turno para conhecer Willemstad. Não visitei nenhum ponto turístico internamente e, para poder conhecer mais lugares, explorei a cidade de bicicleta!

– Mas, Dê, como você conseguiu uma bike? 

Foi muito fácil, querido viajante, presta atenção na dica abaixo!

HOSPEDAGEM EM WILLEMSTAD

Hospedei-me estrategicamente num hotel muito legal chamado Bed & Bad. Primeiro pelo custo x benefício da localização na região de Pietermaai e, segundo, porque estava incluso no valor da diária empréstimo de bikes com tempo livre!

Hotel Bed & Bike
Hotel Bed & Bike

O hotel também é hostel e tudo nele é novo, limpo e bem decorado. Uma graça de hotel! Ele não oferece café da manhã, mas possui um restaurante que o serve com preço acessível. A refeição da foto acima custou $6.

Reserve sua hospedagem no Bed & Bike Curaçao aqui.

Antes de começar o bike tour preciso esclarecer uma coisa:

PUNDA X OTROBANDA

São dois distritos diferentes de Willemstad. As duas são regiões centrais separadas apenas pela baía Sint Annabaai (Santa Anna). Punda é mais famosa, possui uma maior circulação de turistas e, no que se refere ao comércio, repleta de lojas de marcas de luxo. É onde está a famosa rua Handelskade, dos prédios coloridos.

Em Otrobanda a movimentação é predominantemente local – apesar de também estar cheia de turistas – e, para fazer aquela foto do Cartão postal de Curaçao, você necessariamente precisará ir até lá. Aqui também vi um comércio forte, a diferença é que ele é mais popular.

ENTÃO PARTIU BIKE TOUR?

RUA PIETERMAAI

Começamos pela rua Pietermaai. Ela fica a uma quadra do Bed & Bike. Nesta rua você começará a se ambientalizar com as coloridas casas de Willemstad. São impecavelmente pintadas!

Pietermaaai, Willemstad
Pietermaaai, Willemstad

MERCADO PUBLICO

É um mercado de alimentos, estilo feira, aberto ao público.

Mercado Público de Willemstad
Mercado Público de Willemstad

HANDELSKADE

A Handelskade é a rua mais famosa de Willemstad e por que não dizer o mais famoso cartão postal de Curaçao. É nela que estão os famosos prédios coloridos das fotos que vemos inúmeros turistas publicando por aí. Para contemplá-los melhor é necessária certa distância. O ideal é fazer fotos da ponte Rainha Emma ou de Otrobanda, pois fornecem uma visão geral da rua.

Handelskade, famosa rua dos prédio coloridos
Handelskade, famosa rua dos prédio coloridos

O que é a arquitetura deste prédio da loja Penha? A Penha é um famosa loja de perfumes presente em algumas ilhas caribenhas. A marca é familiar e foi fundada em 1865. O prédio data de 1708.

Perfumaria Penha, companhia fundada em 1865
Perfumaria Penha, companhia fundada em 1865

QUEEN EMMA BRIGDE (Ponte Rainha Emma)

A ponte foi construída originalmente em 1888 e tem por fim conectar os distritos de Punda e Otrobanda. Ela é uma ponte flutuante, sustentada por 16 barcos. Também é móvel, abrindo para a passagem de embarcações que têm como destino o porto de Willemstad. Não há horários predeterminados para abrir. Você só fica sabendo que vai acontecer quando toca uma sirene alertando as pessoas a saírem da ponte. Não se assuste se chegares na baía de Santa Anna e a ponte não estiver aqui! Assim que a embarcação passar, a ponte voltará ao local original.

Ponte Rainha Emma
Ponte Rainha Emma

Veja aqui o vídeo da Ponte Rainha Emma se movendo.

Ponte Rainha Emma à noite
Ponte Rainha Emma à noite

Logo na entrada da Ponte, no lado de Punda, estão esses cadeados do amor colocados por casais em busca de proteção no relacionamento.

Cadeados do Amor em Willemstad
Cadeados do Amor em Willemstad

FORTE AMSTERDÃ

Atualmente o forte Amsterdã é o local de residência do Governador de Curaçao, bem como sede de alguns departamentos governamentais.

Ele foi construído em 1635 e está elencado como patrimônio mundial da Unesco.

Veja o vídeo da parte interna do Forte Amsterdã aqui.

Forte Amsterdã
Forte Amsterdã

Dentro do forte Amaterdã está a igreja mais antiga de Curaçao, construída em 1769, que também funciona como museu de objetos da congregação protestante Holandesa.

Igreja mais antiga mais de Curaçao
Igreja mais antiga mais de Curaçao

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

É  a sede do poder judiciário máximo de Curaçao.

Tribunal de Justiça
Tribunal de Justiça

LETREIRO DE CURAÇAO

O letreiro de Curaçao fica na Praça Koningin Wilhelmina, bem na frente do prédio do Tribunal de  Justiça. O letreiro ” DUSHI” também está nesta praça.

Parada obrigatória para fotos!
Parada obrigatória para fotos!

OTROBANDA

Agora já estamos do outro lado da Ponte Rainha Emma, numa “otrabanda”! rsrsrs

Hora de fazer muitas e muitas fotos da Handelskade!

Otrobanda, Curaçao
Otrobanda, Curaçao

BRIONPLEIN (Praça Brion)

É uma praça localizada na frente da ponte Rainha Emma. É chamada assim para homenagear o Almirante Pedro Luis Brion, personagem símbolo da luta pela libertação sul-americana no século XIX.

Praça Brion em Otrobanda
Praça Brion em Otrobanda

MUSEU KURA HULANDA

O Kura Hulanda é um museu que retrata a forma como se deu o comércio de escravos trazidos da África para o Caribe durante os séculos XVII a XIX.

Museu Kura Hulanda
Museu Kura Hulanda

VOLTA PARA PUNDA

Voltamos para Punda e percorremos mais algumas ruelas da cidade de bike para conhecê-la. Encontramos uma pequena feira com alimentos e artesanatos numa das ruas principais, a Heerenstraat (rua lateral da loja Penha).

Conquiste-me com pipoca doce! Fica a dica!
Conquiste-me com pipoca doce! Fica a dica!

Os prédios são muito bem cuidados, sempre pintadinhos! Apaixonante!

Linda arquitetura dos prédios de Willemstad
Linda arquitetura dos prédios de Willemstad

HORA DA JANTA

Não há melhor opção de local para jantar do que na Handelskade! Escolhi um restaurante chamado Iguana, com música latina ao vivo! Dele, das mesas que estão na calçada, você pode curtir a movimentação da rua, o funcionamento da ponte móvel e a passagem dos barcos pela Baía de Santa Anna. É um ambiente muito agradável!

Jantar no Restaurante Iguana, na Handelskade
Jantar no Restaurante Iguana, na Handelskad

Cerveja local + prato (frango com molho mostarda, arroz e salada): em torno de $20.

Dica: tente não ir de carro, ainda mais se for final de semana, é muito difícil achar vaga de estacionamento na região.

QUEEN JULIANA BRIDGE (Ponte Rainha Juliana)

Na verdade foi o primeiro local que passei em Willemstad quando vim do aeroporto. A ponte é maravilhosa! Ela é muito alta, tem 56,4 metros de altura, e te dá uma vista praticamente panorâmica de Willemstad. Também é legal passar por ela à noite e ver a iluminação focada nas casinhas coloridas. Essa ponte é principal ligação entre Otrobanda e Punda.

Queen Juliana Brigde
Queen Juliana Brigde

Não há um mirante para as fotos! Dirija com cautela caso não consigas controlar a vontade de olhar para Punda quando passares por ela!

Vista da Queen Juliana Brigde
Vista da Queen Juliana Brigde

A ponte Rainha Juliana teve sua construção finalizada em 1974.

Como vocês viram não existem muitos pontos turísticos de notoriedade para se conhecer em Willemstad! A cidade em sí é o roteiro! Foi tão gostoso ficar percorrendo-a, admirando a bela arquitetura colonial holandesa, decorada no estilo alegre do caribenho! É um lugar único! Eu simplesmente amei Willemstad!

Procurando uma praia que tenha luxo, beleza e conforto em Curaçao? Conheça a Jan Thiel Beach.