A forma mais prática para emissão do visto para o Vietnã é on arrival. Antes de qualquer explicação é importante dizer que esta forma de entrada no país só é válida para quem chega na via aérea nos aeroportos internacionais de Ho Chi Minh, Hanói ou Da Nang.

A forma on arrival é composta por uma primeira etapa feita online que consiste na obtenção de uma Carta de Aprovação. Essa carta não é o visto, mas sim uma autorização para que você conclua o processo na chegada ao Vietnã.

A segunda etapa que é efetivamente feita on arrival, quando você apresenta na imigração os documentos solicitados, entre eles a Carta de Aprovação.

É importantíssimo que você confira antes da viagem se os seus dados estão corretos na carta de aprovação. Qualquer informação errada bloqueará a entrada no país, já que eles realmente conferem a carta com os dados do seu passaporte. 

COMO APLICAR ONLINE

O primeiro passo é encontrar uma agência de confiança que te envie a carta de aprovação. Cuidado com a empresa que irá ajudá-lo nesse processo, pois há inúmeros relatos de golpistas espalhados pela internet.

A dica é escolher uma que seja recomendada por mais de um viajante e que ainda congregue um preço acessível.

A minha escolha foi www.vietnam-evisa.org. Na época, ao custo de $9,99 para uma entrada no Vietnã de até um mês de permanência.

Deixo claro que este valor é apenas da taxa de serviço que você paga a agência. Além dela, há o valor do visto propriamente dito que se paga diretamente à imigração no Vietnã, on arrival.

O processo é bem simples. Primeiro você preenche o formulário que está em “APPLY VISA” com as informações pessoais e os dados da viagem. Depois, efetua o pagamento do serviço com cartão de crédito internacional. Com o pagamento aprovado, basta esperar a chegada da carta de aprovação via e-mail, que pode chegar em um dia útil se for solicitada urgência ou em dois dias úteis se o processamento for normal.

E-mail recebido do agente
E-mail recebido do agente

CARTA DE APROVAÇÃO

A minha carta de aprovação chegou no dia seguinte, mesmo sem ter sido requerida urgência, juntamente com algumas instruções.

Carta de Aprovação para o visto on arrival
Carta de Aprovação para o visto on arrival

Nas folhas seguintes constará uma lista de pessoas autorizadas a finalizar o processo do visto de forma on arrival com os respectivos dados pessoais e período de entrada/permanência no país.

NO AEROPORTO

No aeroporto você deve apresentar: 

  • passaporte (necessário folha em branco);
  • carta de aprovação impressa;
  • 2 fotos 4x6cm; e
  • formulário de entrada e saída do país preenchido.
Informações para obtenção do visto on arrival
Informações para obtenção do visto on arrival

O último passo é efetuar o pagamento do visto no valor de $25 (novembro/2018) diretamente à imigração no Vietnã. LEVE EM DINHEIRO! IN CASH!

Veja também:

Como emitir o e-visa para o Camboja.

5 dúvidas sobre a emissão do eVisa para o Myanmar.