Como eu tinha a tarde livre no último dia do Cruzeiro pelo Rio Nilo, resolvi fazer a visita ao Povoado Núbio. Confesso que antes da viagem tinha dúvidas sobre esse passeio, inclusive fiz diversas buscas atrás de opiniões, mas não achei nada muito esclarecedor. No entanto, a realidade é que valendo ou não, jamais poderia deixar de ter contato com os descendentes da mais antiga civilização Negra do Egito. E uma coisa era certa: é um povo cheio de história e, como para mim, história nunca é demais… por que não conhecê-los?

O povoado fica em uma das ilhas do Rio Nilo, na região de Aswan, sendo necessário transporte marítimo para se chegar até lá. Como eu estava acompanhada de um guia, ver o post sobre Guia no Egito, por que é tão importante?  não precisei me preocupar em negociar qual tipo de embarcação ir e os valores entre as dezenas de opções que ficam te oferecendo passeios pelo Nilo.

Povoado Núbio - passeio de feluca pelo Rio Nilo
Povoado Núbio – passeio de feluca pelo Rio Nilo

Embarcamos em uma Feluca, embarcação à vela típica do Egito, e rumamos na direção da ilha. Sinceramente, em razão a baixa velocidade, me pareceu a melhor opção para curtir as águas calmas do Rio Nilo, observar as ilhas e ter uma visão geral da cidade de Aswan. Este passeio durou aproximadamente meia hora. Depois, trocamos para um barco a motor que passou pela ilha Elefantina, chamada assim em razão das enormes pedras que existem no local semelhantes aos elefantes. Este segundo trajeto levou cerca de 15 minutos até desembarcamos no Vilarejo Núbio. Há opção de fazer a parte final do caminho em camelos, mas preferi ir com o barco para aproveitar mais o tempo no povoado.

Povoado Núbio - Vista para uma das ilhas do Rio Nilo
Povoado Núbio – Vista para uma das ilhas do Rio Nilo
Ilha Elefantina
Ilha Elefantina

O QUE CONHECER NA VISITA AO POVOADO NÚBIO?

Na verdade não há muito para se conhecer: o vilarejo é formado por casas simples e bastante coloridas e por inúmeras tendas vendendo souvenirs, artesanatos e especiarias. Visitamos uma das casas Núbias onde experimentamos um café típico muito forte, fumamos Shisha e interagimos com as crianças. 

Linda menina do Povoado Núbio e minha querida companheira de viagem
Linda menina do Povoado Núbio e minha querida companheira de viagem

Além disso, é possível ter contato com os crocodilos do Nilo. Sim, crocodilos! Dá para acreditar que na casa visitada havia um crocodilo enorme em cativeiro e vários filhotinhos? Apesar da oportunidade de conhecer esses animais, é muito triste vê-los presos assim.

Filhote de crocodilo - Povoado Núbio
Filhote de crocodilo – Povoado Núbio

Depois disso, ficamos caminhando pelas ruelas da ilha. Uma coisa que chama a atenção é o fato de os tetos das casas Núbias serem construídos de forma arredondada para evitar que o calor seja absorvido com maior intensidade, já que a região atinge a casa dos 50ºC no verão – outra coisa é o Carrefour Nubian! Criatividade é tudo né gente?

Um pouco da criatividade do Povoado Núbio
Um pouco da criatividade do Povoado Núbio

Voltamos para Aswan curtindo o entardecer no Rio Nilo em cadeiras soltas que ficavam na parte superior do barco. O ventinho no rosto estava maravilhoso!

Volta de barco do Povoado Núbio
Volta de barco do Povoado Núbio

Quanto à questão histórica, que tanto me interessava nessa visita, fiquei totalmente a desejar! Nada é falado. A visita ao povoado Núbio consiste apenas em conhecer o vilarejo e alguns costumes.

AVALIAÇÃO SOBRE A VISITA AO POVOADO NÚBIO

Gostei do passeio, mas o considero um pouco caro para o que oferece e, de certa forma, dispensável se a grana estiver curta e você precisar escolher dentre outras opções. No entanto, sei que teria me arrependido caso não tivesse conhecido o local. Além do mais, o passeio é uma excelente maneira para se desfrutar das belezas do Rio Nilo e conhecer algumas ilhas, já que os Navios de Cruzeiro não acessam estes locais.

Valor do passeio com tudo incluso: de $40 a $50

Saiba mais sobre o Egito em: Cidade de Alexandria | Pirâmides de Gizé  | Templos de Abu Simbel

Os guias que me ajudaram na realização deste sonho foram: Amir Ali Guia de turismo e Usamitas. Recomendo-os!