Que todo Gremista possui o desejo de conhecer o interior da Arena do Grêmio, isso é fato! E sei que mais cedo ou mais tarde irão matar essa vontade. E você que por alguma razão está vindo a Porto Alegre, muito provavelmente a turismo ou a trabalho, já pensou em fazer um tour guiado nas dependências do atual clube campeão da América?

Interior da Arena do Grêmio
Interior da Arena do Grêmio

Assistir uma partida de futebol na Arena do Grêmio é uma sensação incrível. Contudo, conhecê-la fora dos jogos te dará uma outra visão – e não somente relacionada aos jogadores, mas de todos aqueles envolvidos com o futebol, como a de narradores, árbitros, dirigentes – entendendo que a instituição Grêmio vai muito além dos 90 minutos de bola rolando: ela não para nunca.

O estádio impressiona como obra arquitetônica. Ele é lindo por dentro e por fora! Por fora é imponente, moderno, já no interior é a decoração com as cores do clube, pinturas que fazem referências aos títulos e heróis gremistas que chamam a atenção. É realmente um estádio de futebol fantástico.

Painel decorativo da Área mista
Painel decorativo da Área mista

O tour guiado acontece apenas na Arena do Grêmio e tem duração aproximada de 70 minutos. A visita ao Museu do Grêmio é feita a parte e você o percorre por conta própria, podendo ficar o tempo que quiser. O ideal é fazer os dois tours no mesmo dia e, com isso, congregar o passado e o presente Gremista!

ARENA DO GRÊMIO

O tour começou nas cabines de imprensa localizadas no andar mais alto da Arena e foi descendo até chegarmos no gramado. A cada área visitada a guia vai passando aos turistas informações sobre a estrutura da Arena, conta fatos históricos do Clube, assim como relembra situações marcantes ocorridas em algumas partidas, como recorde de público, jogo inaugural, capacidade máxima e porque não temos mais a Avalanche na torcida. Não posso deixar de relatar aqui que o que mais me impressionou foi o tamanho dos telões com 96m²! Nossa guia nesse dia foi a Camila e achamos ela ótima.

Descemos então para a área dos camarotes e cadeiras Gold. Ah, a Arena estava sem o gramado porque fomos na época da Copa do Mundo, quando não há jogos do Grêmio, e eles aproveitam o período para replantá-lo.

Camarotes da Arena do Grêmio
Camarotes da Arena do Grêmio

A visita seguiu para os setores mais reservados do estádio. Fomos para o Auditório – local onde acontecem as coletivas de imprensa e são dadas palestras aos jogadores. Lembram daquele banho de espumante, gelo e água que o técnico Renato Portaluppi e a filha Carol Portuluppi tomaram após a final da Copa do Brasil 2016? Pois bem, foi aqui que os jogadores fizeram a festa!

Auditório - Salas de coletivas
Auditório – Salas de coletivas

Conhecemos o vestiário dos visitantes, a zona mista (parte destinada aos repórteres para entrevistas aos jogadores no final das partidas) e o túnel de acesso ao campo.

Vestiário dos visitantes
Vestiário dos visitantes

Até que chegou a parte mais esperada: ficar bem pertinho do gramado, conhecer o banco de reservas e da comissão técnica e o espaço destinado ao aquecimento dos reservas durante os jogos.

Banco de Reservas
Banco de Reservas

Desta parte é possível ver o quanto a Arena do Grêmio é imponente. Se com o estádio vazio já dá uma emoção, imaginem o que sente um jogador em dia de jogo decisivo, com o estádio lotado, a torcida pulando e cantando! “E da-lhe, da-lhe, Tricolor…”.

MUSEU DO GRÊMIO

Considero imperdível a visita ao Museu do Grêmio. Isso porque no primeiro andar dele está a coleção de taças do tricolor, incluindo as das atuais conquistas: Copa do Brasil 2016, Libertadores da América 2017, Recopa 2018 e Campeonato Gaúcho 2018. Essas taças são lindíssimas. Além disso, é bem interessante observar a evolução no estilo das taças com o decorrer dos anos.

Já o segundo andar do museu conhecemos os uniformes antigos, as maquetes da atual e das antigas casas do Grêmio. O museu ainda retrata fatos marcantes da histórica do clube e possui dois espaços multimídia que contam um pouco da história e dos grandes feitos do tricolor.

Museu do Grêmio, Taça da Recopa 2018
Museu do Grêmio, Taça da Recopa 2018

Post: Museu do Grêmio: conhecendo a história do Rei de Copas

INFORMAÇÕES E COMPRA DE TICKETS

No site da Arena Tour você pode consultar os dias e horários em que os tours acontecem, podendo inclusive fazer a compra deles online.

Site: https://arenatour.superingresso.com.br

Equipe Vai Que Viajo na Arena do Grêmio
Equipe Vai Que Viajo na Arena do Grêmio

Dá-lhe Grêmio, é inexplicável esse sentimento, estarei contigo em todo momento e o que nós queremos é te ver campeão!

Saiba mais sobre Turismo no Rio Grande do Sul clicando aqui.