Neste post falarei especificamente do The Bund. Ele provavelmente é o destino turístico mais popular de Shangai (aqui cabe um parêntese para destacar que essa é a minha cidade preferida da China, siimm… a mais moderna, tecnológica e surpreendente… juntamente com Hong Kong).

Noite no The Bund
Noite no The Bund

Bem-vindo ao The Bund. Bem-vindo a Shangai (capital financeira e maior cidade da China!)  Veja a partir deste local os arranha-ceús iluminando a noite chinesa

Basicamente, o The Bund é uma zona portuária, uma orla marítima a beira do rio Huangpu. Há um enorme calçadão para pedestres na beirada do rio. Seu acesso é livre e sem custo algum. Localiza-se em uma região antiga de Shangai. Conhecido por possuir em sua extensão da orla diversos edifícios com vários estilos arquitetônicos, incluindo os neoclássicos, o The Bund é reconhecido mundialmente como “museu da arquitetura internacional” – um museu vivo da história colonial do século XIX. Os edifícios ali localizados e a área do cais são, há muito tempo, o símbolo incontestável de Shangai.

O The Bund é especialmente famoso à noite. Isso ocorre porque os edifícios (alguns bem futuristas e também arranha-céus) da região de Pudong (localizado do outro lado do rio Huangpu – região mais nova de Shangai) são iluminados vivamente refletindo o dinamismo da cidade. É admirável toda a iluminação que rebate a noite e reflete no rio, algo incrível e autêntico. Coisa que chinês faz para mostrar poder!

A ATMOSFERA DO LOCAL

Tente pensar em congestionamento de pessoas. Basta anoitecer e esse é o cenário refletido nas ruas ao redor do The Bund. São milhares de pessoas para todos os lados, todos os dias! Cada metro quadrado é disputado. Todos querem captar uma imagem única. A noite é facilmente transformada em dia em virtude da sua iluminação.

Multidão de pessoas no The Bund
Multidão de pessoas no The Bund

Ao ver um ocidental as chinesas não perdem tempo. Logo já começam os selfies hahahah.

Selfie com as chinesas
Selfie com as chinesas

Também é possível passear em um cruzeiro noturno navegando pelo rio Huangpu.

Admirando a iluminação de Shangai na noite
Admirando a iluminação de Shangai na noite

O HORÁRIO IDEAL PARA CONHECER

A melhor hora para conhecer a região é um pouco antes do pôr-do-sol,  pois é possível pegar o início da noite e ficar até tarde para contemplar o horizonte espetacular iluminado da cidade. Recomendo dedicar ao menos duas horas para permanecer no local e apreciar tudo. Normalmente as luzes que iluminam Pudong são desligadas às 22:00h. Após o desligamento das luzes acaba a diversão e as pessoas vão embora.

COMO CHEGAR

De táxi: todo mundo conhece o The Bund em Shangai, por isso, apenas diga aos motoristas e eles o levarão lá sem qualquer problema.
De metrô: o metrô também é uma boa escolha, rápido e conveniente. Linha 2.