A Rio Star é a mais nova atração turística e cartão-postal da cidade Maravilhosa. É um atrativo tanto para aqueles que buscam novidades no RJ, como para quem busca vivenciar a experiência de andar numa moderna Roda-gigante – à semelhança de tantas outras que vemos espalhadas pelo mundo, como por exemplo a London Eye, Singapure Flyer e a High Roller de Las Vegas.

E como nem todo dia é dia de praia, listamos abaixo 10 dicas rápidas para vocês que estão curiosos sobre a Rio Star. E por que não dizer ansiosos para visita-la? Minha visita foi efetuada em dezembro/2020 e as informações foram atualizadas em jan/2021. Quem me acompanhou foi a amiga @pinhodani.

1 – DURAÇÃO DE UMA VOLTA NA RIO STAR

Conforme informação do site oficial https://riostar.tur.br, uma volta completa leva em média 20 minutos.

2 – ALTURA E CAPACIDADE

A Rio Star tem 88 metros de altura. Possui 54 cabines com capacidade para 8 pessoas cada.

Atualmente ela é considerada a maior roda-gigante da América Latina!

Dani Pinho na parte mais alta da Rio Star
Dani Pinho na parte mais alta da Rio Star

3 – O QUE CONSIGO VER DA RIO STAR

A vista principal é da Baia de Guanabara e da Ponte Rio-Niterói. Simultaneamente observa-se parte das impressionantes comunidades Cariocas, Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Relógio da Central do Brasil. Ou seja, uma vista linda da Cidade!

Relógio Central do Brasil à esquerda, Cristo Redentor à direita
Relógio Central do Brasil à esquerda, Cristo Redentor à direita

4 -ONDE COMPRAR INGRESSO E QUAL CUSTO

Na bilheteria local ou no site oficial da atração. Os valores variam de R$49 para moradores locais até R$70 para compras efetuadas diretamente na bilheteria. Há opção de pacotes para família em que o preço per capita compensa, bem como desconto especial para estudantes.

5 – COMPRANDO ONLINE É NECESSÁRIO AGENDAMENTO

Não há necessidade de agendamento. Basta dirigir-se à fila daqueles que já possuem ingresso e apresentar seu QR Code ao funcionário.

6 – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Rio Star está aberta todos os dias das 10h às 18h. Devido a atual Pandemia de Covid-19, sugerimos confirmar os dias e horários de funcionamento no site.

7 – LOCALIZAÇÃO  E COMO CHEGAR

Situa-se à Av. Rodrigues Alves, 455, Porto Maravilha, Rio de Janeiro. Sugerimos o uso do Uber aos turistas, principalmente se forem esperar até a noite para fazer fotos com a Roda gingante iluminada. Para opções de transporte público, indicamos o App Moovit. Nele você consulta as linhas, pontos de embarque e desembarque e horários disponíveis.

8 – RIO STAR DURANTE A PANDEMIA

A cabine está sendo preenchida apenas por grupos que já chegam juntos, amigos ou familiares. Não há necessidade de compartilhá-la. Sugerimos o acesso ao site https://riostar.tur.br/perguntas-frequentes/ para informações acerca das medidas de segurança frente à pandemia.

9 – É SEGURO, DA MEDO OU BALANÇA MUITO?

A cabine se move lentamente e, em geral, é bem estável. Portanto SIM, ela é bem segura. O que pode acontecer é, ao chegar na parte mais elevada, a cabine dar balançar em razão de ventos mais fortes ou da movimentação das próprias pessoas (nosso caso) em busca de fotos de ambos lados.

Foto feita com a GoPro do interior da Cabine
Foto feita com a GoPro do interior da Cabine

10 – EAI, RENDEM FOTOS BOAS?

Sim! Abaixo uma seleção de fotos feitas de todos os ângulos da cabine, assim como da parte externa para você se inspirar:

Rio Star vista para cidade e Baia da Guanabara
Rio Star vista para cidade e Baia da Guanabara
Estrutura interna da Roda Gigante
Estrutura interna da Roda Gigante
Baia da Guanabara e Ponte Rio-Niterói
Baia da Guanabara e Ponte Rio-Niterói
Exterior da Rio Star durante o dia
Exterior da Rio Star durante o dia

Recomendamos esperar até o turno da noite para fazer as fotos com os efeitos das luzes da roda gigante. Ficam Fantásticas!

Exterior da Rio Star durante a noite
Exterior da Rio Star durante a noite

RIO STAR: DICA BÔNUS

Por fim, informamos que dentro da estrutura há loja de Souvernis com objetos da temática Rio Star, cafeteria e banheiros.

Post: Como escalar a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro.