As pirâmides de Gizé são o maior ícone do Egito e conhecê-las é o sonho de muita gente. Também era o meu! Porém por muito tempo pensei que ir ao Egito fosse algo complexo, caro e perigoso. Até que no final de 2016, enquanto pensava o que eu queria para o meu próximo ano, decidi que encararia essas barreiras e viveria o sonho chamado Egito! E quer saber, foi muito mais tranquilo do que você pode imaginar!

Pirâmides de Gizé - Queóps, Quéfren e Miquerinos
Pirâmides de Gizé – Queóps, Quéfren e Miquerinos

INFORMAÇÕES SOBRE A NECRÓPOLE DE GIZÉ

A maioria das pessoas pensa que as pirâmides estão situadas em uma região afastada da Cidade do Cairo, no meio do deserto. Não é assim! Elas ficam na cidade de Gizé, que juntamente com capital Cairo, Shubra e El-kheima formam o que se chama de O Grande Cairo. A região é bem movimentada, com bairros em volta, comércio e muito trânsito. Quem mora por ali, por exemplo, passa todos os dias na frente das pirâmides, ou tem a vista da janela voltada para as únicas maravilhas honorárias do mundo! Já pensou que máximo?

Mas Andressita, então por que quando olho as fotos parecem que estão afastadas de tudo? A culpada por essa ilusão é a poluição. O grande Cairo reúne cerca de 20 milhões de pessoas, 2 milhões de carros e centenas de fábricas. A poluição é, de fato, muito forte, visível a olho nu e sentida na respiração.

Pirâmides de Gizé - Queóps
Pirâmides de Gizé – Queóps

O complexo em que estão as pirâmides é fechado e a entrada custou e 80 L.E, aproximadamente R$14,00 (abril/2017). É possível entrar em qualquer uma das 3 grandes pirâmides, mas para tanto você precisará pagar um valor a parte. O bilhete para entrar na maior, Queóps, custa cerca de $11. Caso você decida entrar em alguma das menores, pagará um pouco menos. Para ganhar tempo, peça para o seu guia comprar o ingresso no momento da chegada às pirâmides, pois ele somente é vendido na bilheteria de entrada.

A maior pirâmide é a de Queóps com 146 metros de altura, seguida de Quéfren com 143 metros e Miquerinos, 66 metros. Além das 3 grandes pirâmides, fazem parte da Necrópole Gizé a Grande Esfinge, com as dimensões de 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 m de altura, e outras tumbas, como as 3 pirâmides dedicadas às esposas dos faraós – um verdadeiro sítio arqueológico

AGORA DEIXA EU TE CONTAR COMO FOI…

Eu Chorei! Essa foi a primeira coisa que fiz quando avistei meio de longe a pontinha de umas das pirâmides. Não era possível acreditar que eu estava no Egito e há poucos minutos de conhecer uma das maiores obras da humanidade. A sensação é de não acreditar no que os olhos estão vendo.

Pirâmides de Gizé - Quéfren
Pirâmides de Gizé – Quéfren

Após a entrada no parque, o Guia nos deu uma aula sobre a mais provável forma de construção das pirâmides e a vida dos faraós – e esse é o meu motivo nº 1 elencado no post por que é tão necessário se ter um guia no Egito Em seguida, caminhamos pela necrópole para contemplar Queóps, Quéfren e Miquerinos, bem como as outras pirâmides menores.

Bom, chegou o momento de entrar na Pirâmide! Escolhi entrar em Queóps, claro! Sobre o caminho que se percorre dentro da dela, vou te explicar com o auxílio das fotos. 

Quero antes te mostrar como é a entrada da Pirâmide. Fica naquela abertura menor onde as pessoas estão próximas:

Pirâmides de Gizé - Entrada para a pirâmide de Queóps
Pirâmides de Gizé – Entrada para a pirâmide de Queóps

ENTRANDO…

A primeira visão que se tem dentro da pirâmide é a da foto abaixo. Se você tiver um mínimo de claustrofobia, vai se sentir mal aqui. A impressão é de que as pedras vão despencar! Mas sabe o que eu pensei? Se está há mais de 4.000 anos de pé, não vai ser agora que vai cair! E se cair, que honra! hahaha

Pirâmides de Gizé - primeira visão dentro da pirâmide de Queóps
Pirâmides de Gizé – primeira visão dentro da pirâmide de Queóps

2ª parte: hora de subir cerca de 20 metros por um túnel. Aqui não tem como ir erguido, somente se passa agachado. Há um corrimão e uma plataforma de madeira com degraus para auxiliam o turista no percurso, já que o trajeto é íngreme. Acredito que as dimensões sejam mais ou menos 1 metro de altura x 1 metro de largura.

Nesta parte, como não há circulação de ar, você começará a sentir uma leve dificuldade para respirar normalmente.

Pirâmides de Gizé - segunda parte do percurso na pirâmide de Queóps
Pirâmides de Gizé – segunda parte do percurso na pirâmide de Queóps

Veja o vídeo deste momento no Instagram do @vaiqueviajo clicando aqui

 3ª parte: Um alívio, chega-se numa parte em que é possível subir de pé. Porém outro fator negativo começa a se manifestar com maior intensidade: quanto mais subimos pela pirâmide, mais calor sentimos. Sensação de abafamento!

Pirâmides de Gizé - dentro da pirâmide de Queóps
Pirâmides de Gizé – dentro da pirâmide de Queóps

  4º parte: Última parte antes de chegar na câmara mortuária do Faraó Queóps.

Pirâmides de Gizé - dentro da pirâmide de Queóps
Pirâmides de Gizé – dentro da pirâmide de Queóps

5ª parte: Chega-se à câmara Mortuária de Queóps, praticamente bem no meio da pirâmide! Confesso que achei decepcionante em razão da não haver nenhuma iconografia egípcia desenhada nas paredes.

Pirâmides de Gizé - Câmara Mortuária de Queóps
Pirâmides de Gizé – Câmara Mortuária de Queóps

Quando você entra na pirâmide a primeira coisa que te falam é “no photos”, porém não tem revistam e não há fiscalização durante o caminho. Além disso, na câmara mortuária, a pessoa que deveria estar fiscalizando para que ninguém tire foto é justamente a mesma que se oferece para tirar fotos em troca de gorjeta.

Estar dentro da pirâmide é uma mistura de sensações: medo, calor, euforia, curiosidade, fascínio…

SONHO REALIZADO!

Após, conhecer a parte interna da Pirâmide de Queóps fiz um passeio de aproximadamente 20 minutos de camelo. Tem coisa que combine mais no mundo do que camelo e pirâmide? Foi a oportunidade de fazer aquela foto clássica para por no porta retrato!

O passeio de camelo saí de uma parte da Necrópole em que é possível contemplar as 3 grandes pirâmides de Gizé ao mesmo tempo. Como esse passeio já estava incluso no pacote que contratei com o guia, não sei informar o valor.

Pirâmides de Gizé - Queóps, Quéfren e Miquerinos
Pirâmides de Gizé – Queóps, Quéfren e Miquerinos

Sobre essa última foto há uma curiosidade: a pirâmide de Quéfren, que aparece na parte central, muito embora seja menor do que a pirâmide de Queóps em 3 metros, parece ser significativamente maior! Quefrén, em respeito ao seu pai, fez uma pirâmide menor, entretanto a construiu numa área mais elevada do terreno! Espertinho, né?

E A ESFINGE?

Calma, eu jamais iria embora sem dar o meu tão sonhado beijo na boca!

Pirâmides de Gizé - Esfinge
Pirâmides de Gizé – Esfinge

A esfinge é uma das maiores e mais antigas esculturas do mundo, datada de cerca de 2.500 a.C. É representada pelo corpo de um leão e uma cabeça humana, a qual acredita-se represente o rosto do Faraó Quéfren.

Por fim, gostaria de alertar que o Egito não é só pirâmides. O país inteiro está cheio de história, cultura e belas paisagens. Vale a pena conhecê-lo de norte a sul!

Saiba mais sobre o Egito em:

Tour na Cidade de Alexandria  |  Visita ao Povoado Núbio  |  Templos de Abu Simbel

Os guias que me ajudaram a realizar este sonho foram: Amir Ali Guia de turismo e Usamitas. Recomendo-os!