Particularmente, como amante do futebol que sou, considero imperdível a visita ao Museu do Grêmio. Isso porque, além de conhecer um pouco mais da história centenária do clube, é a oportunidade de apreciar a coleção de taças do tricolor, incluindo as das atuais conquistas: Copa do Brasil 2016, Libertadores da América 2017, Recopa 2018 e Campeonato Gaúcho 2018. E acreditem: essas taças são lindíssimas!

Para os Gremistas também será um momento de relembrar fatos marcantes, jogos inesquecíveis e por que não dizer sentir saudade? Ou os gremistas irão negar o aquele saudoso sentimento pelo Estádio Olímpico? Vão dizer que não lembram do modelo do uniforme campeão de 1995?

Sala de troféus do Grêmio
Sala de troféus do Grêmio

Sobre as taças, eu destaco a da taça da Copa do Brasil de 2016 como especial para os Gremistas porque ela quebra um jejum de títulos do Clube e dá início a uma sequência de conquistas. É uma taça fantástica!

Taça da Copa do Brasil 2016
Taça da Copa do Brasil 2016

O Grêmio é pentacampeão da Copa do Brasil, venceu nos anos de 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016,  fato que lhe rendeu o apelido de Rei de Copas!

No museu do Grêmio também há um espaço dedicado ao Tri campeonato da América no qual, além da taça da Copa Libertadores de 2017, estão outros artigos usados durante os jogos que foram cedidos, como uma braçadeira de capitão, chuteira, sendo o maior destaque a camiseta utilizada pelo técnico Renato Portaluppi na partida final da Copa Libertadores 2017 contra a equipe do Lanús, na Argentina.

Taça Copa Libertadores de América 2017
Taça Copa Libertadores de América 2017

E o melhor: você poder fazer uma foto com a taça erguida pelo capitão Pedro Geromel e seu companheiro de zaga Walter Kannemann.

Quem é Tri Campeão da América levanta a mão!
Quem é Tri Campeão da América levanta a mão!

O Grêmio foi campeão da América em 1983, 1995 e 2017. Em 1983 também foi campeão mundial.

MUSEU DO GRÊMIO: UMA VOLTA AO PASSADO

Já no segundo andar do museu do Grêmio  podemos ver os uniformes antigos. Não há como não ficar deslumbrado com o primeiro de todos utilizado em 1903. É uma espécie de bombacha, traje típico Gaúcho, e tem até gravata como acessório.

Uma das camisetas que logo de cara nós gremistas lembramos é do goleiro Darlei usada em 1995 (no centro da foto abaixo).

Primeiro uniforme do Grêmio e outras camisetas do Clube
Primeiro uniforme do Grêmio e outras camisetas do Clube

Achei muito interessante poder analisar a evolução do uniforme do tricolor com o passar dos anos. Eram tão elegantes, cobriam mais o corpo e hoje em dia estão cada vez mais tecnológicos visando o rendimento do profissional.

Antigos uniformes do Grêmio
Antigos uniformes do Grêmio

Vimos as maquetes da atual e das antigas casas do Grêmio. Os gremistas com certeza sentirão um saudosismo ao ver o Estádio Olímpico, palco das mais incríveis vitórias. Alguns objetos retirados desse estádio estão lá em exposição, como uma cadeira e uma catraca.

Maquete e objetos do Estádio Olímpico
Maquete e objetos do Estádio Olímpico

Além disso, o museu retrata fatos marcantes da histórica do clube, experiências de torcedores e tem dois espaços multimídia, um deles chamado Experiência Imersiva, que contam parte da história e dos grandes feitos do tricolor.

Experiência imersiva
Experiência imersiva

INFORMAÇÕES E COMPRA DE TICKETS

No site da Arena Tour você pode consultar os dias e horários de funcionamento, podendo inclusive fazer a compra deles online.

Site: https://arenatour.superingresso.com.br

ARENA DO GRÊMIO

A Arena do Grêmio oferece um tour guiado pelas dependências do estádio, entre elas as cabines de imprensa, camarotes, zona mista, vestiários e área bem próxima do gramado e banco de reservas. O ideal é fazer os dois tours no mesmo dia e, com isso, congregar o passado e o presente Gremista!

Veja como foi a visita do Vai Que Viajo à Arena do Grêmio no post a seguir:

Post: Tour guiado na Arena do Grêmio.

Arena do Grêmio
Arena do Grêmio

“Grêmio eu te dou a vida, tu és a alegria do meu coração. Sabe, é um sentimento, o que nós queremos é ser campeão”.

Saiba mais sobre turismo no Rio Grande do Sul clicando aqui.