Eai amantes do futebol! Pensem numa visita imperdível para se fazer em São Paulo. Trata-se do Museu do Futebol, que retrata um pouco da história do futebol brasileiro e suas curiosidades, assim como fatos marcantes das Copas do Mundo em exposições modernas e interativas. O museu é simplesmente show de bola!

O Museu do Futebol está localizado de baixo das arquibancadas do estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu. O estádio pertence à prefeitura de São Paulo e ao longo do tempo vem sediando, quando necessário, inúmeros jogos de clubes paulistas por empréstimo, bem como outros eventos desportivos e não desportivos.

Estádio Pacaembu
Minha mãe visitando o Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu

Durante a visita passa-se por diversas salas, algumas são escuras, pois o foco é destacar imagens em telões projetados, como a sala Anjos barrocos, que homenageia grandes ídolos, ou nos dar a sensação de uma volta no tempo, como a Sala dos Gols, na qual podemos escolher grandes jogadas para assistir e o narrador de preferência para narrar o feito. Da mesma forma é a Sala da Exaltação, que nos passa o sentimento de estar no meio da torcida em um grande jogo. Por esta razão, não foi possível fazer fotos nítidas de algumas salas. No entanto, vou elencar outras bem legais que conheci no Museu do futebol.

GRANDE ÁREA

A grande área reúne uma variada coleção de objetos relacionados à memória do futebol.

Grande área - Museu do Futebol
Grande área – Museu do Futebol

SALA DAS ORIGENS

Sala com fotografias que contam a história do futebol desde sua origem no país.

Sala das origens
Sala das origens

SALA DAS COPAS DO MUNDO

Foi a sala que achei mais legal! Nela estão representados em telões os fatos mais marcantes de todas as edições de Copas do Mundo.

Moderna sala das Copas do Mundo
Moderna sala das Copas do Mundo
Imagens dos telões e modelos de bolas usadas em copas
Imagens dos telões e modelos de bolas usadas em copas

SALA DOS NÚMEROS E CURIOSIDADES

Nesta sala, como o próprio nome diz, estão descritas em grandes placas diversas curiosidades acerca do futebol e frases marcantes, como exemplo a famosa treino é treino, jogo é jogo, de Didi.

Sala dos Números e Curiosidades
Sala dos Números e Curiosidades

Podemos ver também a evolução da bola com o passar do tempo.

Evolução das bolas de futebol
Evolução das bolas de futebol

 VISTA PARA O INTERIOR DO ESTÁDIO PACAEMBU 

Durante a visita há a possibilidade de se conhecer o interior do Estádio Pacaembu. Digo possibilidade, pois a abertura do portão depende se há ou não previsão de algum evento no estádio.

Estádio Pacaembu
Estádio Pacaembu

OUTRAS FOTOS DO MUSEU DO FUTEBOL

Decoração com as bandeiras de times brasileiros
Decoração com as bandeiras de times brasileiros
Relação dos principais times brasileiros e seus títulos
Relação dos principais times brasileiros e seus títulos
Sala Anjos Barrocos que homenageia ídolos brasileiros
Sala Anjos Barrocos que homenageia ídolos brasileiros

No final da visita é possível simular um chute a gol, medindo-se, inclusive, a velocidade do bola. Aqui, os visitantes têm direito a fazer uma foto, que no mesmo instante poderá ser encaminhada para o e-mail pessoal ou redes sociais.

Chute a gol virtual
Chute a gol virtual

Então boleiros e boleiras, achei show de bola esta visita ao Museu do Futebol e a recomendo como dica de passeio em São Paulo mesmo àqueles que não são apaixonados pelo esporte, pois é um espaço muito bem elaborado!

Tempo de visita: pelo menos 1 hora.

Ingressos: R$10,00 inteira e R$5,00 meia-entrada.  Aos sábados o ingresso é gratuito para todos os visitantes.

Horário: Terça a sexta: 9h às 16h (permanência até as 17h).  Sábados, domingos e feriados: 10h às 17h (permanência até as 18h).  Em dias de jogos no estádio o horário pode sofrer alteração.

Site: museudofutebol.org.br