A praça Jemaa El-Fna é um lugar cheio de acontecimentos, interatividade e de muito, mas muito, barulho. Desde o momento em que tive noção do que era possível vivenciar nela, decidi que a curtiria ao máximo! Existe de tudo: comércio, feiras, tendas para comer, apresentações de artistas de rua, brincadeiras, pessoas vendendo seus trabalhos manuais e bons restaurantes. Ao redor dela estão os Souks, que nada mais são do que imensos mercados repletos de lojas vendendo uma universalidade de coisas, como pashminas, oléos de argan, especiarias, facas e outros utensílios forjados típicos da cultura árabes, artigos de couro, calçados, roupas que vão desde camisetas falsificadas de futebol até vestidos caríssimos, souvenirs…

Se você quer sossego, não venha para cá! Não está conseguindo imaginar como é o local? Então olha esse vídeo no Instagram do @vaiqueviajo para entender um pouco mais sobre o que tenho para te contar acerca da Praça Jemaa El-Fna e os Souks!

Souks da Praça Jemaa El-Fna: especiarias e diversos objetos
Souks da Praça Jemaa El-Fna: especiarias e diversos objetos à venda

Tá Dessa, conta aí o que a gente pode fazer!

EXPLORAR O COMÉRCIO E OS SOUKS

Se tem algo que o povo Marroquino gosta e sabe como fazer é vender! Comprar algo no Marrocos é uma experiência rara, uma mistura de sentimentos que começa com divertimento e pode chegar facilmente à irritação.

Olha só como acontece:

  • Os vendedores farão o possível para te convencer a entrar na loja. Tente resistir ao máximo porque depois de entrar “já era”, dificilmente irás embora sem comprar algo.
  • Nada tem preço! Então pechinche o máximo que for possível. Funciona assim: o vendedor vai te passar um valor absurdamente maior (pode ser até 200% mais caro, sem exagero). Rechace na hora! Daí eles vão te perguntar “quanto você quer pagar?”, você diz o preço que acha justo e depois é uma questão de cada um ir cedendo um pouco até chegar num preço médio ideal bom para os dois.
  • Caso você não aceite o valor final de uma negociação e ele tenha ficado próximo do que você gostaria de pagar, experimente ir embora. É bem provável que o vendedor irá atrás de você dizendo que aceita a proposta. No entanto, quando se tratar de um artefato mais caro, caso você fale um valor absurdamente mais baixo, correrás o risco de ser expulso da loja.
  • Você irá se perder! Os Souks de Marrakech são um verdadeiro labirinto formado de becos e vielas sinuosas, com lojas atulhadas de coisas que se estendem pelo corredor.
  •  Além de pessoas,  circulam pelos Souks motocicletas e carrinhos para transporte de mercadorias que quase te atropelam. É o caos!
  • Você vai escutar exaustivamente a frase “Where are you from?”.
  • Os comerciantes não gostam de ter suas tendas fotografadas de graça. Caso você queira muito tirar uma foto há 3 opções: peça permissão e pague, não pague nada e seja xingado ou não deixe que te vejam tirando fotos.
  • É possível encontrar pelos Souks dentistas, cabeleireiros, profetas e qualquer outro tipo de prestação de serviço.
  • Souks da Praça Jemaa El-Fna: tecidos
    Souks da Praça Jemaa El-Fna: tecidos

Tecidos e especiarias são umas das coisas mais encontradas à venda pelos Souks de Marrakech. No entanto, ao meu ver, lustres e luminárias estão no topo da lista. É impressionante a quantidade de lojas vendendo estes objetos. Existe inclusive uma ruela destinada somente para a venda deles.

Souks da Praça Jemaa El-Fna: lustres e luminárias
Souks da Praça Jemaa El-Fna: lustres e luminárias
Souks da Praça Jemaa El-Fna: vestidos de festas
Souks da Praça Jemaa El-Fna: vestidos de festas padrão luxo

INTERAGIR COM ANIMAIS

As serpentes são encontradas com facilidade pela Praça Jemaa El-Fna e, entre elas, claro, estão as Najas. Ficam em tendas com os “encantadores de serpentes”, que as fazem subir quando tocam flauta e tambor. Não é permitido fotografar com as najas em razão do risco, porém há diversas outras serpentes de diversos tamanhos com as quais poderás fazer fotos.

Praça Jemaa El-Fna: interação com serpentes
Praça Jemaa El-Fna: interação com serpentes
  • Caso você queira fotografar com algum animal obrigatoriamente acerte os valores antes de disso.

  • Quer apenas olhar os animais? Ok, no entanto faça isso bem afastado das tendas, pois estando perto correrás o risco de ter que pagar alguma propina ao encantador.

  • Não deixe que coloquem uma serpente no seu pescoço sem autorização, caso contrário você só vai conseguir tirá-la se pagar.

  • Os encantadores andam com as serpentes enroladas nas mãos atacando os turistas, tente não se assustar.
  • Além das serpentes vi alguns macacos, contudo preferi não fazer fotos com eles.
Praça Jemaa El-Fna: interação com serpentes
Praça Jemaa El-Fna: interação com serpentes

Veja o vídeo do momento em que a Naja é encantada no Instagram do @vaiqueviajo clicando aqui.

COMPRAR DENTES OU DENTADURAS

Daí eu te pergunto: em que outro lugar do mundo haverá um ser humano vendendo dentes e dentaduras no meio da rua? Só na Praça Jemaa El-Fna!

Será que alguém compra?
Será que alguém compra?

EXPERIMENTAR CARAMUJOS E OUTROS PRATOS TÍPICOS

Dentre as comidas disponíveis, a que mais chama a atenção é o caramujo! Eles são cozidos junto com suas conchas em uma espécie de sopa de caramujo. Para comê-los, é necessário puxar o animal de dentro da concha com um palito. Após um breve drama, eu consegui experimentar essa comida exótica. Sobre o sabor, apenas senti o do tempero! Sobre consistência… pois então.. difícil explicar!

Pequeno drama antes de comer o caramujo
Pequeno drama antes de comer o caramujo

Existem muitas barracas para alimentação espalhadas pela praça Jemaa El-Fna servindo desde sucos naturais feitos na hora e frutos secos até refeições completas. Caso se queira algo mais tradicional, também existem inúmeros restaurantes ao redor da praça. Esses são ótimos locais para experimentar o Tagine, um dos pratos típicos mais famosos do Marrocos.

Sabe o que mais tem de bom lá? Sorveterias! Os sabores são inúmeros: têm os tradicionais, os de frutas típicas africanas e até um com sabor conhecido pelos Brasileiros, porém inusitado para sorvetes, como o de beterraba!

Sorvete de beterraba, Tagine e banca de sucos naturais
Sorvete de beterraba, Tagine e banca de sucos naturais

FAZER UMA TATUAGEM DE HENNA

Muitas mulheres ofertam este serviço pela Praça Jemma El-Fna. Da mesma forma que os comerciantes, irão te abordar e tentar ao máximo fazer uma tatuagem de Henna em você. Tais tatuagens são comumente feitas pelas noivas em cerimônias de casamento e, conforme a tradição, somente após a Henna sumir é que elas poderão retornar às atividades domésticas. Acho valida a experiência de fazer uma – é algo cultural e os desenhos são bonitos – todavia preciso avisar que a mancha fica durante dias. E mais uma vez: não esqueça de acertar o valor antes!

Tatuagem de Henna feita na praça Jemaa El-Fna
Tatuagem de Henna feita na praça Jemaa El-Fna

ALUGAR UMA CARRUAGEM

Na praça é possível alugarem-se carruagens que passeiam por toda a Medina de Marrakech. Estão localizadas na rua que segue em direção à Mesquita Koutoubia. Não sei informar valores porque não fiz o passeio, mas com certeza a regra de negociar o preço antes também vale aqui.

Carruagens para aluguel na praça Jemaa El-Fna
Carruagens para aluguel na praça Jemaa El-Fna

CURTIR O PÔR DO SOL NO TERRAÇO DE ALGUM RESTAURANTE NO MOMENTO DO ADHAN

A maioria dos restaurantes da Praça Jemaa El-Fna possui terraços que proporcionam uma bela visão do local. O mais interessante é ir ao entardecer para, além de observar um lindo pôr do sol, curtir o momento do Adhan. O Adhan é o chamado à oração do Islan que acontece 5 vezes por dia. Como todas as Mesquitas e inúmeros alto-falantes espalhados pela cidade emitem o Adhan ao mesmo tempo, escuta-se o chamado por todos os cantos. O som é realmente muito alto!

Pôr do sol visto de um dos terraços de restaurantes da Praça Jemaa El-Fna
Pôr do sol visto de um dos terraços de restaurantes da Praça Jemaa El-Fna

Este momento também foi filmado! Clique aqui e confira no Intagram do @vaiqueviajo! A tradução do chamado é a seguinte: Deus é maior, testemunho que não há outra divindade além de Deus, testemunho que Maomé é o mensageiro de Deus, venha para a oração.

ASSISTIR APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Existem de 2 tipos:

  • Artistas cantando ou tocando algo, porém não da forma tradicional, sempre com algum instrumento diferenciado ou mais de um ao mesmo tempo.  Veja este vídeo no Instagram do @vaiqueviajo de uma menina Espanhola que se apresentava na Praça Jemaa El-Fna e descubra o que é ter coordenação!
  • Grupos de amigos ou familiares que se reúnem e começam a cantar e tocar músicas árabes. Aqui, grupos de pessoas vão se amontoando em torno para assistir e/ou participar das canções. Em algumas rodas tive a impressão de que esses grupos estavam mais se reunindo na praça a fim de confraternizar entre amigos do que se apresentar!

CAMINHAR NA PRAÇA JEMAA EL-FNA PELA NOITE

O sol se põe e você pensa que todos vão para casa, que a praça vai ficar vazia e que é melhor você voltar para o Riad. Nada disso, a quantidade de pessoas na rua continua igual. Além do que citei do item anterior, brincadeiras de tentar a sorte e jogos se formam, como a pescaria de refrigerante 2 litros! Também presenciei uma roda de boxe, sim, boxe! Acredite, mas basta querer que você pode trocar socos com outra pessoa no meio da praça – e isso inclui mulheres e crianças. Claro que havia uma “pseudoproteção”, luvas e capacetes nada novos. Apesar de louco, achei bem divertido e passei um bom tempo assistindo.

Brincadeiras de rua na Praça Jemaa El-Fna
Brincadeiras de rua na Praça Jemaa El-Fna
Movimentação noturna pela Praça Jemaa El-Fna
Movimentação noturna pela Praça Jemaa El-Fna

Algumas informações e recomendações acerca da Praça Jemaa El-Fna:

É VERDADE QUE OS HOMENS SEGUEM AS MULHERES E AS PEDEM EM CASAMENTO?

Sim, os Marroquinos seguem as mulheres, mas não é da forma como você está pensando. Pedir em casamento de forma tão rápida não sei, eu não fui pedida! Sobre a “perseguição”, comecei a reparar que por onde eu andava alguns rostos masculinos iam se repetindo. Eles te seguem a distancia até terem a oportunidade de chegar perto e conversar contigo.

Apesar de soar estranho o fato de eles seguirem, abordam de forma educada, sempre com a pergunta “where are you from?” e, posteriormente, se você aceita tomar um chá e conversar. No momento que se diz não, não seguem com a abordagem. Claro, todo cuidado é pouco e sempre há exceções, portanto mantenha-se sempre alerta.

SEGURANÇA E DROGAS

Por mais turística que a Praça Jemaa El-fna seja, não se pode afirmar que seja um local seguro. Há policiamento ostensivo e à paisana monitorando a movimentação na área, contudo assaltos podem ocorrer – não é como no Brasil, mas sim, ocorrem. Sobre drogas, são ofertadas com certa facilidade, sobretudo no período na noite.

VESTIMENTAS DOS TURISTAS

Este item é mais para manifestar minha opinião e te dar uma dica, pois confesso que fiquei impressionada com a vestimenta de alguns turistas. Concordo que cada um veste o que acha mais adequado à situação, todavia entendo que devemos ter um mínimo de respeito à cultura e à religião do país que estamos visitando. Você não precisa se vestir como um muçulmano, pois, de fato, não é sua religião, mas também não precisa estar como se estivesse visitando uma praia Brasileira. Isso chama muito a atenção!

ÁGUA

Nunca, jamais, em hipótese alguma beba água no Marrocos que não esteja engarrafa! Ela não é própria para o consumo. Muitas pessoas também não aconselham comer em feiras de rua porque a comida pode ter sido preparada com essa água não potável. Como eu não me dei conta disso no primeiro dia, almocei um Cuscuz na rua. Não queriam saber o quanto me fez mal!

E qualquer coisa peça uma coca-cola bem geladinha! Olha essa garrafa gente!!!

Garrafa de coca-cola versão Árabe
Garrafa de coca-cola versão Árabe

A Praça Jemaa El-Fna é o coração da cidade! Tudo se move em torno dela! É nela que as famílias se encontram para jantar ou simplesmente se divertir! Os Souks são como um shopping onde os marroquinos compram suas roupas ou coisas para a casa! Além de tudo, a praça é o maior ponto de encontro dos turistas, os quais vêm de todas as partes do mundo!

Espero que tenham gostado das dicas e entendido que, por mais estranha que pareça, a Praça Jemaa El-Fna é um lugar mágico e que te proporcionará uma experiência incrível, exótica e diferente de tudo que você já viu – um verdadeiro mix de sentimentos!

Confira outras dicas sobre Marrakech em:

Roteiro de um dia em Marrakech: parte histórica

Jantar em Marrakech: dica de lugar barato e com vista diferenciada