Será que é possível encontrar hospedagem barata em Cingapura? Eu tinha grandes expectativas para essa cidade-estado e ela não me decepcionou. Tudo o que falam sobre ela é verdade, incluindo o custo! É cara! Contudo, sempre é possível encontrarmos uma forma econômica de conhecer os lugares, principalmente quando estamos falando da opção quartos compartilhados.

Em termos de hospedagem barata em Cingapura, são dois os bairros que surgem como boas opções para isso: Chinatown e Little India. O lado bom de ficar hospedado nestas duas regiões é que já são pontos turísticos que você visitará, além disso, há estações de metrô por perto, facilitando a locomoção pela cidade.

Avenida no Bairro Chinatown
Avenida no Bairro Chinatown

Dito isso, vamos a análise de alguns fatores que podem influenciar na sua decisão de hospedagem.

1 – COMPRAS

O Chinatown é ideal para comprar os souvernirs em razão do baixo preço. Também há um bom custo na Little índia, mas observe que a lotação das lojas é tão grande que você não vai querer entrar e disputar espaço. Digamos que é bem mais agradável fazer as compras no parte Chinesa da ilha. Além disso, a parte comercial do Chinatown está mais conglomerada, melhor para pesquisar preço nas lojinhas, enquanto na Little India, até por ser um bairro maior, as lojas estão mais espalhadas, muito embora existam sim ruas mais comerciais.

Lojinhas de Souvenirs no Chinatown
Lojinhas de Souvenirs no Chinatown

É impressionante a quantidade de clientes nas lojas da Little India, especialmente nas que trabalham com a venda de produtos em ouro! Não há espaço nem para chegar no balcão e ser atendido pelo vendedor.

Loja de jóias em ouro na Little India
Loja de jóias em ouro na Little Índia
Padrão Indiano de lotação!
Padrão Indiano de lotação!

2 – ALIMENTAÇÃO

Alimentação é sempre um capítulo a parte na Ásia. Obviamente, a maioria dos restaurantes do Chinatown oferecem a culinária Chinesa, assim como na Little India você verá inúmeras opções de restaurantes indianos. Mas não se preocupe, nas duas regiões você encontrará opções mais tradicionais da comida asiática, como o clássico frango frito, acompanhado de arroz ou massa.

Na Little Índia, por ser um bairro maior, encontram-se opções de alimentação por todo bairro. A culinária Indiana, como dito, está por todo bairro. Caso queiras prová-la, esteja ciente de que em alguns locais mais populares há filas para pedir comida, sendo necessária certa disposição para esperar a comida ao lado de Indianos inquietos!

Para quem busca algo mais ocidentalizado, há um shopping grande com praça de alimentação na Little India chamado City Square Mall (Endereço: 180 Kitchener Rd, #02-03). 

3 – SEGURANÇA

Em Cingapura dificilmente você se sentirá em perigo, mas quando lembro dos momentos que andei sozinha à noite na Little India, percebo que estava com certa desconfiança por lá, coisa que não senti na Chinatown. Saliento que não vivenciei nenhuma situação de perigo em toda a Cidade, apenas foi a forma como me senti, talvez até por um certo preconceito da minha parte.

4 – LOCOMOÇÃO E DISTÂNCIA DA MARINA BAY

Os dois bairros contam com sistema de metrô que funciona muito bem e não é lotado de pessoas. Portanto, de ambos os bairros você conseguirá se locomover pela cidade de forma rápida.

O Chinatown está mais próximo da Marina Bay sendo possível, inclusive, ir a pé numa caminhada de 15 a 20 minutos.

Hospedagem em cingapura
Marina Bay

MELHOR OPÇÃO DE HOSPEDAGEM BARATA EM CINGAPURA

Por oferecer maior comodidade para compras e alimentação, bem como a possibilidade de deslocamento a pé para pontos turísticos próximos, incluindo a região da Marina Bay, considero que entre os dois bairros analisados neste post que oferecem hospedagem barata em Cingapura a melhor opção seja o Chinatown.

Link do Hostel que fiquei Hospedada no Chinatown: Capsule Pod Boutique Hostel.

Dica Bônus: caso sua ida seja para a comemoração do Ano Novo, adianto que apenas será possível encontrar hospedagem barata em Cingapura se a reserva for feita com antecedência. São dois os motivos: o valor aumenta consideravelmente no período e as opções se esgotam rapidamente. No meu caso, como exemplo, desembolsei a quantia aproximada de R$247,00 para uma noite de hospedagem em hostel no Chinatown com entrada em 31/12, reservada com 2 dias de antecedência, quando quase já não havia mais opções de hostels para a data em Cingapura.

Confira algumas dicas do blog sobre a China clicando aqui.