Os apaixonados por atividades ao ar livre e que estão querendo fazer hiking na Table Mountain encontrarão nela um verdadeiro playground!

Em meio a uma natureza exuberante, diversas são as opções de trilhas que podem ser feitas para se chegar ao topo, inclusive por aqueles que não possuem experiência com este tipo de caminhada.

Table Mountain, Cape Town
Table Mountain, Cape Town

É sabido que existem formas mais rápidas e menos desgastantes para subirmos. Antes de optar por fazer hiking na Table Mountain você deve analisar fatores como condição física e tempo disponível para conhecer a Cidade do Cabo. Além destes, é necessário ver o seu grau de disposição. Falo isso, pois muito embora existam trilhas para todos os tipos de experiência, não há caminho fácil. Então, você precisa estar disposto e ciente de que terá um desgaste físico inevitável durante as férias.

Agora, de nada adiantará todos esses pré-requisitos estarem presentes se as condições meteorológicas do dia não estiverem adequadas. Fora isso, o clima muda muito rápido lá em cima. Você pode encontrar uma previsão de clima favorável no dia anterior e na hora o tempo estar completamente diferente. O revés também é verdadeiro. Você acorda, olha para a montanha e vê tudo nublado. À tarde, céu limpinho. E acredite, existe um cenário ainda pior: o tempo pode fechar durante a sua subida!

Topo da Table Mountain: a recompensa
Topo da Table Mountain: a recompensa

Em razão dessa variabilidade climática, é muito importante que o hiking na Table Mountain esteja previsto para ser feito já no início do seu roteiro da Cidade do Cabo – não é incomum relatos de pessoas que ficaram sem subir ao topo por falta de programação! Tente fazê-lo à primeira oportunidade de tempo bom.

TRILHA ESCOLHIDA: PLATTEKLIP GORGE

Esta é a trilha mais popular entre os que se aventuram por lá. A subida é desafiadora. Não é para menos, estamos falando de uma montanha de 1084 metros de altitude, íngreme, em que os caminhos são predominantemente formados por degraus irregulares feitos nas pedras ou resultados da ação do tempo no relevo.

Parte da Platteklip Gorge
Parte da Platteklip Gorge

Eu fui até a entrada da trilha, que fica na Tafelberg Road, com App de transporte. Após passar a estação do teleférico, há uma placa sinalizando a entrada da Platteklip Gorge. Perto dela vê-se a do centro de atendimento aos visitantes.

Entrada para a trilha Platteklip Gorge
Entrada para a trilha Platteklip Gorge

Leve consigo água e algum alimento que lhe forneça energia. Protetor solar e um boné também são fundamentais. Aqui cabe mais uma dica: fazer a trilha pela manhã será menos desgastante em razão de temperaturas mais amenas (fiz a trilha em 04/04/2018 quando a sensação térmica esteve próxima dos 30 graus).

Começo da subida! Prepare a perninhas!
Começo da subida! Prepare a perninhas!

Após 30 minutos de hiking na Table Mountain já tínhamos esta vista da Cidade do Cabo para nos motivar na subida!

Vista da primeira pausa
Vista da primeira pausa

Meu tempo total de subida foi de 1h48min, incluindo as paradas para descanso, fotos e hidratação. Saliento que pratico atividades físicas com regularidade e que isso ajudou na velocidade da subida.

Pausa para encarar a última parte da trilha
Pausa para encarar a última parte da trilha

MEGA DICA

Arranje uma companhia. Fiz a trilha com o Mark Radlmair, amigo alemão, de férias na Cidade do Cabo, que tive o prazer de conhecer no Hostel. Foi ótimo ele ter ido comigo pois assim nos incentivamos mutuamente. Fora a lembrança que vamos guardar por ter realizado algo grandioso juntos.

Mark, parceiro de hiking na Table Mountain
Mark, parceiro de hiking na Table Mountain

E A DESCIDA?

Você não precisa descer a Table Mountain pela trilha! Relaxe! A forma mais usual é o teleférico que paga-se apenas pelo trecho que se deseja utilizar. O visual do teleférico é incrível e te fará perceber o quanto você foi capaz de subir com as próprias pernas! Ah, mais uma coisa: ele é giratório!

Vista de dentro do teleférico para a Table Mountain
Vista de dentro do teleférico para a Table Mountain

CUSTOS

Trilha: gratuita.

Teleférico: 150 Rands cada trecho (abril/2018). Esteja preparado para grandes filas.

1) teleférico. 2) fila para descer com o teleférico
1) teleférico. 2) fila para descer com o teleférico

A experiência foi extraordinária! E a recompensa, que já se dá ao longo do percurso, fará você esquecer de todo o desgaste físico da subida. Ver a Cidade do Cabo e toda esta natureza Africana exuberante dividindo harmonicamente o mesmo espaço é para nunca mais sair da memória!

Vista do topo da Table Mountain
Vista do topo da Table Mountain
Agora para o outro lado
Agora para o outro lado

Última dica: circular lá por cima também é interessante. Por mais retinha que pareça ser a montanha, o solo é todo irregular. Vale a pena andar pelas trilhas conhecendo outros cenários.

Topo da Table Mountain
Topo da Table Mountain
Vista da parte de trás da montanha
Vista da parte de trás da montanha

RESUMÃO DAS 10 DICAS PARA FAZER HIKING NA TABLE MOUNTAIN

  1. Não é um hiking fácil.
  2. Deve-se verificar as condições meteorológicas e a temperatura antes de se deslocar.
  3. Faça esta atividade assim que possível no seu roteiro.
  4. Há várias trilhas para todos os tipos de experiências.
  5. Você pode subir pela trilha e descer de teleférico.
  6. Convide um amigo, assim vocês se motivarão mutuamente.
  7. Leve água e algo pra comer.
  8. Subir pelas trilhas é grátis.
  9. Há grande desgaste físico. Você ficará dolorido.
  10.  A vista lá de cima compensa cada degrau subido.

Gostou da 10 dicas? Então clique aqui e confira outras postagens para montar seu roteiro de viagem à África do Sul.