Este relato de um final de semana nos Lençóis Maranhenses foi elaborado pelo nosso Amigo por aí Cleiton Lopes! Vamos conferir como foi a experiência dele e pegar as dicas que ele nos deixou? Agora é com o Cleiton, galera!

UM FINAL DE SEMANA NOS LENÇÓIS MARANHENSES COM CLEITON LOPES

A oportunidade de ir para os Lençóis Maranhenses surgiu quando achei uma promoção de passagens da Gol para os seguintes trechos:

Ida: GRU x São Luís, 15/03, 23h45min.

Volta: São Luís x Guarulhos, 18/03, 02h50min.

Valor total com taxas: R$300,00.

SÁBADO – CHEGADA E IDA PARA OS LENÇÓIS MARANHENSES

Desembarquei em São Luis às 3hs da manhã do dia 16/03. Como não é aconselhado ficar durante a madrugada na rodoviária de São Luís, pois ela fica deserta, esperei no aeroporto até as 5h50min para então ir até lá comprar a passagem para Barreirinhas, cidade ponto de partida para os Lençóis Maranhenses. O valor do táxi até a rodoviária custou R$20,00.

Na rodoviária comprei a passagem de ônibus para Barreirinhas com a Companhia Viação Cisne Branco. O ônibus saiu pontualmente às 6h3omin.

Às 10:30hs chegamos em Barreirinhas. Hospedei-me na Pousada da Areia, que é ótima e recomendo a estadia nela. Além disso, a diária começaria apenas às 12h30min, mas gentilmente me deixaram entrar antes do horário.

Às 14h fui para o passeio dos Lençóis Maranhenses. Fiz este tour e o do dia seguinte com a Agência São Paulo Ecoturismo e não tenho reclamações.

Ida para os Lençóis Maranhenses

O passeio não decepcionou! A paisagem é maravilhosa! As dunas e lagoas são de uma beleza sem tamanho. Curti muito andar de pés descalços na areia fofa e fina. A água, além de cristalina, tem uma temperatura muito agradável. Lugar incrível que vale a pena conhecer aqui no Brasil.

Lençóis Maranhenses

Site do Parque Nacional Lençóis Maranhenses com informações: www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses.

Voltei para a pousada às 19h30min, tomei banho e fui procurar um lugar para jantar. Encontrei o restaurante CANOA, que fica na Beira Rio (uma das ruas principais de Barreirinhas), e recomendo-o! O peixe servido estava muito bom!

DOMINGO – IDA PARA CABURÉ

Às 08h o pessoal da agência passou para me buscar no hostel. De lá, fomos até a Beira Rio para pegar o barco que nos levaria à Caburé.

O passeio a Caburé é fantástico! Antes de chegar na praia, ele passa por uma comunidade chamada Vassouras, que é repleta de Dunas, e pelo povoado de Mandacaru. Ambos muito legais conhecer!

Praia de Caburé

Aluguei o buggy em Caburé por 30 minutos e pilotei pela praia toda!

Passeio de buggy pela Praia de Caburé

Ás 15h nosso barco começou o retorno. Após aproximadamente 1 hora de viagem chegamos em Barreirinhas.

Volta de barco para Barreirinhas

Na pousada tomei um banho cortesia (pois já tinha feito o check out de manhã). Às 18h30min peguei o ônibus de volta para São Luís – era um pinga pinga! Foi cansativo!

Cheguei na Rodoviária de São Luís às 23h. Peguei um táxi para o aeroporto (custou R$15,00 desta vez) e esperei o voo de retorno para São Paulo.

GASTOS DA VIAGEM

• Passagens: R$300,00.
  • Ônibus São Luís X Barreirinhas ida e volta: R$56,00.
  • Táxis aeroporto x Rodoviária ida e volta: R$35,00.
  • Hospedagem na Pousada da Areia: R$80,00 por uma diária.
  • Tour no Parque dos Lençóis Maranhenses e Circuito da Praia de Caboré: R$110,00.
  • Refeições: em torno de R$80,00.

Assim, o custo total aproximado deste final de semana ficou em: R$661,00.

Resumindo, em um fim de semana consegui conhecer os famosos Lençóis Maranhenses. Foi corrido, mas valeu a pena. Ficou faltando fazer o passeio Circuito da Cardoza, no qual se desce o Rio em uma boia. Pelo menos assim tenho mais um bom motivo para voltar!

Espero que tenham gostado das dicas! Deixo um abraço aos amigos mochileiros do Vai Que Viajo!

Cleiton Lopes.

Instagram: @cleitonnlopes.

Clique aqui e confira outros relatos de viagens feitas pelos amigos do Vai Que Viajo!