Ir do aeroporto de Pequim à Praça da Paz Celestial é aparentemente simples, bastam apenas 3 passos para se chegar lá. O que te exigirá um pouco de paciência são o processo de imigração Chinês e a logística do aeroporto. Isso sim, demanda um tempo considerável e não há como fugir caso você pretenda visitar a cidade durante sua conexão ou simplesmente sair do aeroporto.

Então, feitos os procedimento de imigração, pode relaxar! Quando sair pelo portão de desembarque, siga os três passos a seguir e comece seu tour por uma das regiões mais visitadas, não somente de Pequim, mas como de toda a China.

3 PASSOS PARA IR DO AEROPORTO DE PEQUIM À PRAÇA DA PAZ CELESTIAL

1 – Pegar o trem Airport Express

O Airport Express é o trem que faz a conexão do aeroporto de Pequim, terminais 2 e 3, com algumas linhas do metrô. Para pegá-lo basta seguir as placas indicativas no aeroporto, como a da foto ilustrativa abaixo em Airport Express.

Indicação do Airport Express
Indicação do Airport Express

Atente-se ao fato de que você precisa da moeda chinesa para comprar os tickets. No desembarque há casas de câmbio onde se pode efetuar a troca do dinheiro (a moeda Brasileira não é aceita).

De posse dos seus Renminbis há duas opções para efetuar a compra do ticket: guichê com atendente ou máquina de autoatendimento. Aconselho ir direto à atendente para facilitar e agilizar o processo da compra.

2 – Deixar o Airport Express e pegar a linha 2 do metrô

O Airport Express tem apenas 4 estações. A estação Dongzhimen é a última parada. É esta a estação que faz conexão com a linha 2 do metrô. Repare na foto do cartão de embarque abaixo: Transfer to line 2, 13.

Estações do Airport Express
Estações do Airport Express

Portanto, ao desembarcar na Dongzhimen você estará dentro da malha ferroviária de Pequim. A partir daí é só seguir as placas indicativas para ir até a linha 2 (line 2). Aqui também há guichê com uma atendente onde você poderá comprar seu ticket com maior facilidade do que nas máquinas.

Passando a catraca, basta seguir para a plataforma de embarque. Note que os Chineses fazem fila para esperar o metrô chegar, dessa forma, siga as regrinhas do país e não as do Brasil!

Plataforma de embarque do metrô
Plataforma de embarque do metrô

3 – Descer na estação de metrô Qianmem

Você estará na linha 2 (azul), então, para finalizar, bastar descer na estação QIANMEM e começar seu tour pela cidade. Verifique antes o sentido cujo o trajeto seja o mais curto para você desembarcar.

Estações de metrô em Mandarim e Inglês
Estações de metrô em Mandarim e Inglês

Esteja ciente de que a segurança é levada a sério na China. Você verá muitas câmeras de vigilância e em todas as estações de metrô que passar e sua bolsa terá que passar pelo raio-X.

Agora é só dar Start no seu roteiro por Pequim!

Post: Fuja do aeroporto: roteiro para uma conexão em Pequim.