Em primeiro lugar vamos responder a seguinte pergunta: Quem vai à Suazilândia? Nós, mochileiros e aventureiros! Para ir à Suazilândia partindo de Joanesburgo existem duas formas e digamos que elas são 8 ou 80. Perdi muito tempo buscando uma terceira opção, tanto atrás de informações em outros blogues de viagem e publicações no Instagram, assim como pessoalmente em Joanesburgo por uma empresa que fizesse o transporte de forma barata e segura. Não achei!

Então, viajante, considero meu dever agora otimizar teu tempo! E você decide como viverá esta aventura! Vamos lá?

1 – FORMA BARATA DE IR À SUAZILÂNDIA

Além de barata eu diria roots! Esta foi a opção que eu fui e posso te explicar bem como funciona. Os veículos são chamamos de táxis, mas na verdade são vans, uma forma de transporte popular usada principalmente pelos nativos e pessoas que vivem em Joanesburgo.

Essas vans saem do Park Station, mesma estação do Gautrain, porém estão localizadas na parte de trás da estação. Chegando nesta área sua missão será encontrar a van que vai para a Suazilândia. Só há uma e o local é cheio de outras vans partindo para os mais diferentes destinos da África do Sul e de países vizinhos, como Moçambique e Botsuana.

Local atrás do Park Station da onde parte a van para a Suazilândia
Local atrás do Park Station da onde parte a van para a Suazilândia

Não é segredo algum que a estação Park Station é perigosa, então todo cuidado nessa área com seus pertences é pouco. Para vocês trem ideia, o pessoal que trabalhava do Hostel não me deixou ir sozinha até lá. Um dos rapazes da recepção foi comigo um dia antes para procurar o local de onde elas partiam e no dia da viagem foi comigo até lá novamente e só foi embora quando eu entrei na van. Ele realmente foi muito gentil! Acredito que para homens que viajam sozinho seja mais fácil.

COMO FUNCIONAM ESSAS VANS

Elas não têm horário para partir, só saem quando estão cheias. Dessa forma, quanto mais cedo você for, menos tempo você ficará esperando. Chegando lá, você entrega o passaporte para a moça que faz a relação dos passageiros e efetua o pagamento da passagem.

Park Station, Joanesburgo
Park Station, Joanesburgo

As malas vão num reboque atrás. Daí tu me pergunta, e se chover? Na volta choveu, já te conto sobre isso!

Como as bagagens são transportadas até a Suazilândia
Como as bagagens são transportadas até a Suazilândia

A viagem é direta, minha van fez somente duas paradas rápidas para uso de banheiros e compra de lanches durante o percurso. Para desembarcar na Suazilândia sim, você tem algumas opções de desembarque em cidades mais movimentadas.

SEGURANÇA

Eu estava com medo no começo, pois não sabia o que iria enfrentar. Contudo, os maiores riscos para mim foram, na verdade, a precariedade do transporte – não há cinto de segurança, por exemplo – e a alta velocidade que o motorista dirigiu em alguns momentos e não por existir uma ameaça potencial das pessoas que estavam nas vans.

O que vai acontecer é um ou outro vir puxar assunto com você, querendo saber de qual país você é, mas isso é esperado! Qualquer coisa que você desconfiar, feche a cara e responda o mínimo necessário. Não é comum haver turistas utilizando este tipo de transporte, mulher viajando sozinha então! Olha, é uma aventura, mas como sempre digo, são as aventuras que marcam nossas vidas e geram boas histórias!

Interior da Van que vai para a Suazilândia
Interior da Van que vai para a Suazilândia

E a gente foi apertadinho sim!

DURAÇÃO DA VIAGEM, FRONTEIRA E VISTO

São aproximadamente 360 Km de Joanesburgo a Mbabane (primeira parada na Suazilândia). As rodovias são boas e o trajeto poderia ser feito em 4h se não fosse o tempo perdido na fronteira. Eu fiquei 2h30 na fronteira porque era o final de semana da páscoa e muita gente estava indo para a Suazilândia – quase todos nativos.

Fila para a Imigração na Suazilândia
Fila para a Imigração na Suazilândia

A imigração em si é bem tranquila. Como brasileiros não precisam visto para entrar no país, basta entregar o passaporte ao oficial da imigração. Não me foram feitas perguntas.

Carimbo mais louco da vida!
Carimbo mais louco da vida!

COMO VOLTAR DA SUAZILÂNDIA

Para voltar da Suazilândia é o mesmo esquema. Há estações de táxis nas principais cidades com vans partindo para inúmeros pontos tanto da Suazilândia como para os países vizinhos. Sua missão novamente será encontrar aquela que vai para o destino desejado dentre as inúmeras disponíveis. As cidades mais aconselhadas para pegar as van são Mbabane e Manzini.

Estação de "taxis" em Manzini, Suazilândia
Estação de “taxis” em Manzini, Suazilândia

Adivinha qual dessas era a minha van? Exatamente! A do vidro quebrado! rsrsrs

Interior da Van para Joanesburgo
Interior da Van para Joanesburgo

E chovia muito no dia da volta! Para que as bagagens não ficassem molhadas eles as embalaram em sacos, tipo os de lixo, e cobriram o reboque com lona.

CUSTO

Cada trecho custou 320 Rands em abril/2018 (aproximadamente R$90).

2 – JEITO MAIS TRADICIONAL E CARO

Existe uma empresa de ônibus chamada Trans Magnific que faz o transporte partindo de vários locais tanto de Joanesburgo, como de outras cidades da África do Sul, até as principais cidades da Suazilândia. Eles se dizem um transporte de luxo, oferecendo inclusive lanche.

Para viajar com eles é necessário fazer reserva. Eu fiz uma simulação de reserva ida e volta e me responderam por e-mail tudo certinho, porém eu não quis efetuar o pagamento via transferência, pois queria tentar uma forma mais barata em Joanesburgo.

Se esta for a sua opção de transporte para ir à Suazilândia, talvez o ideal seja entrar em contato com a empresa e assim que chegares em Joanesburgo confirmar a reserva efetuando o pagamento na loja deles. Cada trecho custa em média 600 Rands (aproximadamente R$ 170).

Site:www.goswaziland.co.sz

3 – PONTOS MAIS FORTES DE CADA OPÇÃO

  • A opção 1 é metade do valor da opção 2.
  • A opção 1 é aventura pura, experiência nova e te renderá uma boa história.
  • Você não precisa reservar passagem com antecedência, basta ir às estações.
  • A opção 3 se diz mais segura e aparentemente oferece mais conforto.
  • A opção 3 tem os horários definidos de partidas.
  • Você já pode ir com a passagem reservada desde o Brasil com a opção 3.

Agora é com vocês! 🇸🇿 🇸🇿🇸🇿

Explore outras maravilhas da África clicando aqui