Você ainda está em dúvida se deve ou não incluir o Cabo da Boa Esperança no seu roteiro durante a viagem à Cidade do Cabo? Então relaxe, pois nós vamos te dar uma ajudinha mostrando os motivos pelos quais você deve sim destinar um dia inteiro para percorrer este local de paisagens incríveis e oportunidades fotográficas infinitas.

Placa de entrada para o Cabo da Boa Esperança
Placa de entrada para o Cabo da Boa Esperança

Em razão da sua importância à história da navegação mundial, o Cabo da Boa Esperança é o ponto mais famoso da Península do Cabo – uma região que já começa surpreendendo desde a saída da Cidade do Cabo ao pegar-se a Chapmans Peak Drive, rodovia costeira com penhascos íngremes que liga a região central da Cidade do Cabo à rota para Cape Point.

Rodovia Chapmans Peak Drive
Rodovia Chapmans Peak Drive

Optei por ir até lá com uma agência de turismo (falo mais sobre isso no final do post). A oferta do tour à Península do Cabo é uma das mais populares excursões encontradas na Cidade do Cabo.

Tivemos um dia excelente, com tempo estável e fomos efetuando diversas paradas num passeio de dia todo que começo a te contar a partir de agora!

HOUT BAY E ILHA DAS FOCAS (SEAL ISLAND)

A primeira parada foi em Hout Bay, num dos portos de pesca mais ativos da África do Sul e de marinas com diversos tipos de embarcações oriundas de todas as partes do mundo.

Marina de Hout Bay
Marina de Hout Bay

A praia é muito bonita em razão das montanhas que a circundam, formando um cenário maravilhoso com o oceano Atlântico. No entanto, o real motivo da nossa parada em Hout Bay foi para fazer o passeio de barco até a Ilha das Focas (valor do bilhete não está incluso no valor tour).

A oferta deste passeio no porto é grande. Além disso, encontra-se uma variedade de lojas de artesanatos e souvenirs à disposição dos turistas.

Cenários da Hout Bay
Cenários da Hout Bay

O passeio à Ilha das focas durou cerca de meia hora. Como o mar estava muito agitado, não foi possível por questões de segurança chegar mais perto das focas. Os animais ficam numa pequena ilha pedregosa que faz jus ao nome que recebe pois há milhares delas por ali.

Ilha das Focas, Hout Bay
Ilha das Focas, Hout Bay
Ilha das Focas, Hout Bay
Ilha das Focas, Hout Bay

BOULDERS BEACH

A Boulders Beach é famosa pela grande Colônia de pinguins Africanos que lá habitam. Esta espécie de pinguim faz parte da Lista Vermelha Internacional de espécies ameaçadas de extinção.

A praia fica no vilarejo de Simon’s Town e é uma área de marinha protegida pertencente ao Parque Nacional Table Mountain. 

Boulders Beach
Boulders Beach

Paga-se uma pequena taxa de entrada para ir até a praia onde há um calçadão de madeira que leva direto ao local de maior concentração dos pinguins. Da plataforma podemos ficar assistindo e nos encantando com todo charme desses bichinhos.

Boulder's Beach
Boulder’s Beach

CAPE POINT

Começamos a explorar a área de Cape Point com as bicicletas oferecidas pela agência em um percurso de 4 km.

A região é bonita, mas eu trocaria o tempo gasto na bike, que foi cansativo, por ficar mais tempo desfrutando as paisagens de Cape Point e do Cabo da Boa Esperança.

Percurso de Bike até Cape Point
Percurso de Bike até Cape Point

Já na área de acesso a Cape Point, subimos a escadaria que leva ao farol localizado a 250 metros acima do nível do mar construído no final da década de 1850 (no fundo da foto abaixo). Devido à sua altura, era muitas vezes escondido pelas nuvens e neblina. Por esse motivo, foi construído um segundo farol a apenas 90 metros acima do nível do mar, que tem a honra de ser o mais poderoso farol da costa sul-africana podendo ser visto a 63 km do mar.

Entrada para o Farol de Cape Point
Entrada para o Farol de Cape Point

Do farol pudemos então conhecer o Cape Point, que nada mais é do que um cenário incrível de penhascos banhados em águas agitadas.

Cape Point
Cape Point

Apesar de não ter visto macacos, esta é uma área habitada por eles na qual se solicita aos turistas cuidado com os pertences e principalmente com o manuseio de alimentos para evitar algum tipo de ataque.

CABO DA BOA ESPERANÇA (CAPE OF GOOD HOPE)

O Cabo da Boa Esperança é erroneamente visto como o ponto mais ao sul da África e marco divisório dos oceanos Atlântico e Índico. Na verdade, o título de ponto mais meridional da África é do Cabo das Agulhas localizado a mais de 200 km de distância.

Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança

Bartolomeu Dias foi o primeiro explorador a percorrer o Cabo da Boa Esperança em 1488. Batizou o local como Cabo das Tormentas em razão da dificuldade que os primeiros navegadores tinham para cruzar este ponto. Acreditavam que ao passar pelo Cabo o pior de sua jornada teria terminado e por esta crença, mais tarde, o Rei D. João II o rebatizou de “Cabo da Boa Esperança”.

Praia localizada entre Cape Point e o Cabo da Boa Esperança
Praia localizada entre Cape Point e o Cabo da Boa Esperança

Dica: Eu fiz uma pequena trilha que há de Cape Point até o Cabo da Boa Esperança em vez de entrar pela entrada principal, onde fica a famosa plaquinha do Cape Of Good Hope. Depois sai por essa entrada – podendo assim ver a paisagem por outros ângulos de cair o queixo.

Trilha entre Cape Point e o Cabo da Boa Esperança
Trilha entre Cape Point e o Cabo da Boa Esperança

Enfim, chegamos na Ponta do Cabo da Boa Esperança! Que belas  paisagem são formadas com as falésias!

Ponta do Cabo da Boa Esperança
Ponta do Cabo da Boa Esperança

E eu não disse que a gente te ajudaria a acabar com as dúvidas sobre a ida ao Cabo da Boa Esperança? O destino é imperdível para quem vai à Cidade do Cabo! Go! Go! Go!

Cape Of Good Hope
Cape Of Good Hope

 VALE A PENA IR COM AGÊNCIA DE TURISMO?

Viajar sozinha muitas vezes te priva de desfrutar de uma forma melhor certos locais, este foi um deles. Eu contratei o tour de uma agência que percorre a Península do Cabo que, muito embora tenha sido excelente, deixou aquela vontade de quero ficar mais! E como os horários são programados, temos que ceder em benefício do grupo. Todavia, alugar um carro sozinha teria saído muito mais caro, mas se você está indo com número maior de pessoas, não hesite em alugar um carro e ficar mais tempo por lá. O Cabo da Boa Esperança está localizado a apenas 70 km da Cidade do Cabo. Rapidinho se chega!

Além dessas paradas, fizemos duas pausas para lanches que estavam inclusos no valor Tour. Contratei o passeio na agência Backpacker By Sta, que fica dentro do Hostel 91 Loop onde eu estava hospedada. A operadora do passeio foi a Baz Bus e o valor foi 790 Rands (abril/2018). Tour de um dia todo.

🇿🇦🇿🇦🇿🇦

Reserve sua hospedagem no Hostel 91 Loop via Booking.com clicando aqui. Você não pagará nada a mais por isso no valor da sua hospedagem e ainda estará ajudando o Vai Que Viajo a se manter por aqui!

Veja mais dicas para montar sua viagem à África do Sul clicando aqui.