Visitar o Soweto é algo que você precisa fazer durante a estadia por Joanesburgo em razão de toda bagagem histórica que acompanha este lugar. Não há cenários bonitos, isso é fato, contudo abriga gente de sorriso fácil, que cumprimenta todo mundo e que gosta de uma conversa.

Vai dizer que só por essas características você  já não ficou interessado em visitá-lo?

O nome Soweto deriva das iniciais de South Western Townships, ou bairros do Sudoeste. Hoje é uma cidade de aproximadamente 4 milhões de habitantes, mas até há alguns anos era um grande bairro de Joanesburgo.

A expansão dessa região foi consequência direta do Apartheid, regime de segregação racial Sul-africano, e se deu porque todos aqueles que não eram da raça branca, majoritariamente negros, não podiam ficar nas áreas designadas pelo governo/lei para os brancos. Desta forma, começaram a migrar para cá e o township foi crescendo de uma forma nada planejada e totalmente precária.

Soweto, Gauteng, África do Sul
Soweto, Gauteng, África do Sul

O local foi o principal centro de protestos e manifestos contra as políticas de discriminação racial da época, sendo inclusive palco de alguns massacres. O mais conhecido deles é chamado de Levante do Soweto e resultou na morte de aproximadamente 700 negros (estatística não oficial).

Apesar de se escutar que o Soweto é um local no qual as pessoas vivem na pobreza e a maior favela da África do Sul, não é. Que existe pobreza é inegável, contudo também há classe média e alta vivendo aqui atualmente. Muitos moradores são tão apegados à cidade que mesmo tendo a oportunidade de morar em áreas mais nobres da vizinha Joanesburgo, não vão. Em resumo, é apenas uma grande aglomeração urbana onde se vê de tudo!

Salão de beleza no Soweto
Salão de beleza no Soweto

PONTOS TURÍSTICOS MAIS VISITADOS

1 – Casa onde viveu Nelson Mandela: Hoje a casa dele é um museu e pode ser visitada ao custo de 60 Rands (março/2018).

Sobre Mandela digo rapidamente que:

  • É considerado o mais importante líder e rebelde que lutou contra as políticas do Apartheid.
  • Esteve preso durante 27 anos, sendo 18 deles na Robben Island.
  • Foi presidente da África do Sul durante os anos de 1994 a 1999.
  • Foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993.
  • Vale a pena conhecer sua história e caráter.

Post: Relato de visita guiada à Robben Island.

2 – Rua Vilazaki Street: É única rua do mundo que teve dois moradores ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, sendo Nelson Mandela em 1993 e Desmond Tutu em 1984. Desmond Tutu, menos conhecido que seu vizinho, é arcebispo da Igreja Anglicana e também recebeu o Nobel por sua forte luta contra o Apartheid.

3 – Museu Hector Pieterson: É um memorial e museu sobre a história do Soweto. O nome do museu é uma homenagem ao menino de 13 anos morto em um dos confrontos que ocorreram e que virou símbolo em razão de uma fotografia viralizada no mundo na qual ele aparece sendo carregado no colo de uma outra pessoa.

Pontos turísticos do Soweto
Pontos turísticos do Soweto

4 – Orlando Towers: São duas torres de geração de energia desativadas. Atualmente, são consideradas pontos turísticos devido aos grafites em suas paredes e pela possibilidade de saltar de Bungee Jumping de cima delas.

Ao fundo, Orlando Towers
Ao fundo, Orlando Towers

MINHAS 24 HORAS NO SOWETO

Eu achei que fazer apenas um passeio por lá seria pouco em razão das dimensões da cidade. Minhas 24 horas foram divididas com a estadia no Hostel Lebo’s Backpackers e um passeio de bicicleta que teve duração de 4h. Escolhi a bike para poder percorrer mais locais do que a caminhada e por ser mais barato do que o passeio de Tuk Tuk.

O passeio foi contratado direto com o hostel. Custo: 550 Rands para 4h de tour guiado (esse valor é apenas para quem se hospeda no Lebo’s). Veja os valores dos passeios clicando aqui.

O PASSEIO DE BICICLETA

Veja o post: Tour de bicicleta pelo Soweto: pedale e descubra!

Passeio de bicicleta pelo Soweto
Passeio de bicicleta pelo Soweto

AS CRIANÇAS DO SOWETO

Pensa numa criançada animada! Esteja pronto para distribuir muitos high fives (toca aqui em inglês) enquanto circulas pelas ruas do Soweto. Elas adoram ter este tipo de contato com os turistas. Em troca se recebe muitos sorrisos sinceros e carinhas felizes.

Se você pegar o horário no qual elas estão indo para a escola, prepare-se para dar risada, pois elas vão passar dentro das vans fazendo a maior bagunça, careta, dançando – chamando a sua atenção de qualquer forma.

Soweto
Soweto

E elas também gostam de posar para fotos! 😍

Linda!!!
Linda!

Nas escolas públicas, o uso de uniforme é obrigatório. Vejas o modelo dele nas garotas abaixo que estavam indo para a aula.

Meninas indo para a escola uniformizadas
Meninas indo para a escola uniformizadas

HOSPEDAGEM NO LEBO’S BACKPACKERS

Veja o post: Hospedagem no Lebos’ Soweto Backpackers.

COMO EU FUI AO SOWETO

A minha ideia inicial era ter ido de ônibus desde a região central de Joanesburgo. Porém, como já comentei em outras postagens aqui no blog, a cidade é perigosa e não me foi aconselhado por quem vive lá andar sozinha e utilizar o transporte público. Além disso, não existe na cidade (e entre as cidades) um sistema de transporte que seja de fácil locomoção e que funcione o Brasileiro – o que torna difícil ir até lá forma econômica.

Eu teria que utilizar o sistema de táxis (as vans), pegando mais de uma inclusive para chegar, sem saber onde desembarcar. Ademais, eu não sabia o que esperar da cidade. Vai que eu descesse numa zona mais insegura! Então preferi não arriscar e fui de Uber. O Uber foi uma “facada”, custou 160 Rands (aproximadamente R$47).

Já os moradores têm com alternativa os trens que interligam Soweto e Joanesburgo. É uma opção barata e rápida para quem já está mais acostumado com o ritmo dessas duas cidades.

Trem vindo de Joanesburgo
Trem vindo de Joanesburgo

Espero que vocês tenham gostado desta experiência e, principalmente, percebido que o Soweto é um local do qual se pode extrair muito conteúdo! A bagagem histórica é grande!

*** Não deixe de ler as postagens sobre a hospedagem no Lebo’s Backpackers e sobre o passeio de bicicleta, pois elas complementam este post e têm outras fotos para você entender melhor o que é o Soweto – inclusive de umas comidas exóticas que experimentei!

Soweto
Soweto

Sonhas conhecer a África do Sul? Então clique aqui e descubra como é viajar por este país fantástico! 🇿🇦🇿🇦🇿🇦