Conhecer a Avenida Paulista é quase regra no roteiro daqueles que visitam São Paulo. Às vezes chamada de coração financeiro da cidade, ela impressiona pelo tamanho, movimento e diversidade. Não estamos falamos de uma Avenida qualquer – e sim de um símbolo da cidade.

Avenida Paulista
Avenida Paulista

Com quase de 3 km de extensão e 127 anos (2018), o simples fato de passar por ela já pode ser considerado transitar num ponto turístico da capital Paulista. No entanto, vou considerar neste post que já não é mais a sua primeira ida para São Paulo e que agora você deseja se aprofundar um pouco mais na região, de forma a descobrir alguns lugares interessantes que existem na Paulista.

Para tanto elencamos 10 coisas para você fazer na Avenida Paulista. Elas estão elencadas em ordem crescente de endereço e podes ir caminhando de um ponto ao outro tranquilamente! O tempo é você quem dita! Querendo, dá até para passar o dia circulando nela!

1 – CONHECER O MURAL OSCAR NIEMEYER

Trata-se de uma pintura gigantesca que homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer. A obra é de autoria do artista Eduardo kobra e tem 52 metros de altura por 16 metros de largura.

Mural Oscar Niemeyer
Mural Oscar Niemeyer

Uma dica legal é analisá-la desde a sacada da Casa de Rosas, como na foto a cima.

2 – VISITAR A CASA DE ROSAS

Conforme o site do local a Casa das Rosas é: uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista, local que reunia a maioria dos milionários barões do café. A mansão foi concluída em 1935. Lá, os herdeiros de Ramos de Azevedo viveram até meados dos anos 1980. Por essa época, a Avenida Paulista já não era mais a mesma. A Casa das Rosas já dividia espaço com prédios comerciais, bancos, edifícios modernos e o característico trânsito de pessoas e veículos. Ameaçado de demolição, o casarão foi preservado em ação inédita no Brasil. Na parte do terreno que dá para a Alameda Santos, foi liberada a construção de um moderno edifício comercial enquanto a casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural, inaugurado no ano do centenário da Avenida Paulista, 1991.

Casa de Rosas
Casa de Rosas

Fonte e informações para visitação: www.casadasrosas.org.br.

3 – TER CONTATO COM A CULTURA JAPONESA NA JAPAN HOUSE

Conforme o site do local: Criada pelo governo japonês, a JAPAN HOUSE é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. A JAPAN HOUSE é um lugar equilibrado, inovador e diferenciado, assim como o povo e a cultura japonesa. Um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, capaz de produzir grandes oportunidades e atrair visitantes para novas experiências e atividades.
A Japan House fica aos pés do mural de Oscar Niemeyer.
Japan House
Japan House

Fonte e informações para visitação: www.japanhouse.jp/saopaulo

4 – CURTIR A VISTA DO MIRANTE DO SESC AVENIDA PAULISTA

É a vista mais incrível de São Paulo. O mirante foi inaugurado em 2018 e fica no 17 andar do edifício do SESC. Fornece uma visão 180 graus da cidade na qual é possível ver quase toda extensão da Avenida Paulista. Na cobertura também há uma cafeteria disponível aos visitantes.

A subida ao mirante é gratuita e há dois pontos de observação da cidade que você pode acessar, conforme vemos nas fotos abaixo:

Sesc Avenida Paulista
Sesc Avenida Paulista

Fonte e informações para visitação: www.sescsp.org.br

Mirante do Sesc
Mirante do Sesc

5 – OLHAR AS EXPOSIÇÕES DO ITAÚ CULTURAL

Conforme o site do local: O Itaú Cultural é um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira. Centro de referência cultural, promove e divulga a produção brasileira no país e no exterior desde 1987.

No Itaú Cultural você encontrará exposições permanentes e temporárias. A entrada é gratuita.

Itaú Cultural
Itaú Cultural

Fonte e informações para visitação: www.itaucultural.org.br

6 – CONHECER PRÉDIOS HISTÓRICOS E/OU ADMIRAR AS ARQUITETURAS

A avenida é repleta de arranha-céus com fachadas muito interessantes, algumas modernas e outras que chamam a atenção pelo design. Também existem aqueles que atraem o público pela sua importância histórica, como é o caso do edifício da Gazeta, à mídia brasileira.

Prédio da Gazeta
Prédio da Gazeta

Saiba sobre a história da TV Gazeta em: fcl.com.br/fundacao/edificio-gazeta

7 – VISITAR O MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO – MASP

Conforme o site do local: O MASP, museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.

MASP
MASP

O Museu abriga exposições permanentes e temporárias. Conta com um acervo de cerca de 8.000 peças que desde 1969 é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Fonte e informações para visitação: masp.org.br

8 – DESCANSAR NO PARQUE TRIANON

O parque Trianon é uma grande área verde que fica na frente do MASP. Ideal para fazer uma pausa no roteiro em meio à natureza.

Parque Trianon
Parque Trianon

9 – EXERCITAR-SE

A qualquer hora do dia você encontrará alguém se exercitando pela Avenida Paulista. Se for final de semana então, o número de pessoas cresce geograficamente em razão do fechamento da avenida para os veículos. Entre as principais atividades estão corrida, bicicleta, patins e os derivados dessas atividades.

Estão já sabes, não esquece de incluir o par de tênis na bagagem! Feito isso, é só viver um pouquinho daquilo que o paulistano gosta de fazer!

10 – ASSISTIR DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DE ARTE MÚSICA E DANÇAS

Artistas de rua de todos os gêneros musicais e artísticos estão por aqui para mostrar seu trabalho e fazer uma graninha. Além deles, há grupos de pessoas que se encontram apenas para expressar sua paixão por algum estilo de arte, como a galera que eu vi dançando Charme carioca. A vontade era de dançar junto, mas eu não sabia a coreografia!

Avenida Paulista
Avenida Paulista

Além de tudo, a Avenida Paulista é um pouco de encontro e você pode ir para lá rever seus amigos, assim como se esbaldar nos diversos Starbucks, fazer compras… Opções não faltarão!

Acesse aqui nossos roteiros para até 3 dias em São Paulo.